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Carbonill


Buscando estar sempre afrente das tendencias mundiais do automobilismo, apresentamos os revestimentos em fibra de carbono, carbono com aramida e matizes de fibra e materiais diversos.

Destacaremos alguns trabalhos que poderão ser encomendados para revestimento com resina de polyester com alto brilho.

A aplicação em carbono visa aumentar a esportividade e luxo de alguns modelos de veículos, embarcações, motocicletas, bicicletas de qualquer marca, ano e modelo.


Temos as mais variadas padronagens



Características:

Fibra de carbono além de dar beleza aos produtos fabricados com este produto tem  seu baixo peso, alta resistência e grande rigidez. 

É obtido por pirólise (fenomeno de decomposição química) de uma fibra de origem orgânica em atmosfera inerte a temperaturas superiores a 980 Cº

Seu precursor mais comum é o poliacrilonittrilo. 

Também pode ser grafitada, mediante um tratamento térmico.

Devemos e ter cuidado quando instalar as peças de carbono em contato com metais, pois aquelas favorecem a corrosão galvânica do metal. 

O titânio é a melhor opção neste caso.

 Deve-Se evitar o uso de alumínio, aço ou ferro.

Seda de fibra de carbono é uma fibra especial composta de elementos de carbono.
Tem as características da alta resistência a temperatura, resistência à fricção, condutibilidade elétrica, condutibilidade térmica.
A forma é fibrosa, seda, macia e pode ser processada em vários tecidos.
O uso principal da fibra de carbono é como um material de reforço a ser composto com resina, metal, cerâmica e carbono para fabricar materiais compostos avançados.



 Tafetá ou cetin de fibra de carbomo 24K, usada 
na Maclaren e Bugatti

   




  


200 g/m2 Tecido de carbono Spread Tow Plain ST 200 Tipo de fio de carbono: 6 e12K 



215 g/m2 Tecido de Aramida/Carbono sarja 2/2



Carroceria do Corvette em aramida Kevlar e fibra de carbono 165g/m2


215 g/m2 Tecido de Aramida/Carbono sarja 2/2








160 g/m2 Tecido de Carbono Sarga 2x2 3k, 6k e 12 k 


     


Neste modelo da BMW, a fibra de carbono 6K, aplicada não resinada em sua superfície, tras luxo e um tom rústico ao console.

A BMW fabrica sua própria fibra de carbono, desta forma, mantém exclusividade em seus modelos.


Neste Audi R8, a carenagem do motor com fibra de carbono 12K, curada com resina auto brilho.



Neste capo do Toyota Yaris, feito um matizes de fibra de carbono e acetato impregnado com resina polyester de alto brilho.


Neste friso da porta do VW Jetta TSI, a fibra de carbono mimpregnada com resina e curada com resina polyester de alto brilho 


Qualquer peça pode ser revestida, porém, quando se tratarem de peças únicas de carros ícônicos, teremos que fazer uma peça de molde e feita com a peça entregue outra de fibra de carbono.
Tal processo, manterá a peça original intacta e será fornecida outra peça de reposição para o cliente.

O cliente pagará pela peça completa incluindo todo processo.

Nesta foto abaixo, estas tubulações da turbona de um motor, foi escaniada em 3D, foram feitas as formas, foi laminado uma nova tubulação do coletor e feitas novos tubos.


Quais as diferenças das peças laminadas e revestidas


Vamos para facilitar nomear as peças, a peça da esquerda da imagem (A), e a peça da esquerda da imagem (B).

A peça A, é laminada apartir da extração do molde de uma original, seu peso é de 195 gr., sua resistência é maior que a do aço pois é de fibra de carbono. Por conta de todo tratamento que são feitos no processo de laminação, sua aparência é de melhor acabamento.
A peça B, é revestida do mesmo material, sem ter que fazer uma forma e ser laminada, seu peso é de 395gr., sua resistência é muito boa, porém por debaixo desta fibra, tem a peça original de plástico.
No ponto de vista prático, é bem mais barato, pois diversos processos são suprimidos para este trabalho.
A peça fica com um acabamento mais grosseiro, em comparação com com a peça laminada, seu acabamento e brilho são identicos a peça A.

A pigmentos que podem ser adicionados a resina para dar um ar de coloração na peça, como a da imagem abaixo, nesta ocasião, a peça ficou avermelhada.

O efeito é sempre fantástico










Esta capa superior do motor, foi laminada após extraida a forma de uma original, fabricantes, instaladores de acessórios, disigners de automóveis e oficinas de performances podem encomendar peças seriadas.



Este é um retrovisor de Golf


A letra (k)  faz referencia a quantidade de mil fios, portanto, um cabo de 3k é constituido por 3.000 filamentos de carbono. O cabo padrão de 3k tem normalmente 0,125’ milésimos de milimetro de largura, o que significa uma grande quantidade de fibra contida em um espaço pequeno. 

Um cabo de 6k tem 6.000 filamentos de carbono, e um cabo de 12k tem 12.000 filamentos e assim por diante. 

Os tecidos SARJA e PLANO, são os mais comuns de serem encontrados, conforme sua aplicaçao, aumenta a resistência dos materiais em que são construidos.

Comparativo: 

 Um metro (M²) quadrado de chapa,  construida com de de fibra de carbono, já resinada, empregnada por resina e levada ao autoclave, com dimensões de  6 mm de espessura, teria um peso estimado de 9,5 kg aproximadamente.

Um metro (M²) quadrado de chapa de aço 1020 com 6,33mm de espessura  pesa em média de 49,78kg.

Um metro (M²) quadrado de chapa de alumínio, pesa em média de 15,5kg.

Como vemos, a grandes vantagens em se trabalhar com  a fibra de carbono em seus projetos, conte conosco para estas realizações.


Tipos de acabamentos


Satin ou acetinado

Este efeito é o acabamento fosco, da impressão de material lixado fino, dispenssando o polimento para o tom brilhoso.

A superfície limpa, apesar de fosca, emite um brilho.


Matte ou fosco

É o efeito totalmente fosco, sem brilho, mesmo limpa não emite nehum tipo de brilho.

Este efeito é mais usado quando forem ser feitas peças que depois levarão pinturas e acabamentos, pois sua minima porosidade ajuda na preparação de acabamentos e na pintura final.


Gloss ou brilhoso

Este efeito é o alto brilho, mesmo sem polimento emite brilho e se polido, faz reflexo contra o sol ou a noite com a luminosidade de lâmpadas ou da lua.

Este acabamento dispensa a pintura posterior.


As resinas usadas podem variar de seus fabricantes e fornecedores tais como a Dupont, Hustsman entre outros.

Cuidados na aplicação dos produtos a base de fibra de carbono.

Corrosão galvânica ou  corrosão bimetálica


Processo eletroquímico que ocorre quando metais distintos entram em contato elétrico através de um mesmo eletrólito. Basicamente, um metal começa a corroer o outro.

 

Quando isso acontece, o metal mais nobre (polarizado catodicamente) começa a sofrer menos corrosão do que o normal. 

Em contrapartida, o metal menos nobre (polarizado anodicamente) começa a sofrer corrosão de forma mais acelerada que o normal – principalmente na região de junção com o metal mais nobre.


Por conta disso, ao colocar ex: 

Uma tubulação fibra de carbono em contato com aço, aluminio e outros compostos, devem ser adicionado flanges de aço inox, evitando o contato direto com outros materiais sucetiveis a corrosão galvanica.


A fibra de carbono destaca-se pela sua grande rigidez e a sua excelente resistência à tração, flexão e dureza. Outras características são a sua capacidade de conduzir eletricidade, a sua extraordinária resistência à fadiga, a sua excelente resistência a intempéries e seu baixíssimo coeficiente de expansão térmica, o que faz destas fibras a melhor opção para a fabricação de moldes para processos onde as peças compósitos são fabricados através curada em forno a altas temperaturas.

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