Buscando estar sempre afrente das tendencias mundiais do automobilismo, apresentamos os revestimentos em fibra de carbono, carbono com aramida e matizes de fibra e materiais diversos.
Destacaremos alguns trabalhos que poderão ser encomendados para revestimento com resina de polyester com alto brilho.
A aplicação em carbono visa aumentar a esportividade e luxo de alguns modelos de veículos, embarcações, motocicletas, bicicletas de qualquer marca, ano e modelo.
Temos as mais variadas padronagens
Fibra de carbono além de dar beleza aos produtos fabricados com este produto tem seu baixo peso, alta resistência e grande rigidez.
É obtido por pirólise (fenomeno de decomposição química) de uma fibra de origem orgânica em atmosfera inerte a temperaturas superiores a 980 Cº.
Seu precursor mais comum é o poliacrilonittrilo.
Também pode ser grafitada, mediante um tratamento térmico.
Devemos e ter cuidado quando instalar as peças de carbono em contato com metais, pois aquelas favorecem a corrosão galvânica do metal.
O titânio é a melhor opção neste caso.
Deve-Se evitar o uso de alumínio, aço ou ferro.
160 g/m2 Tecido de Carbono Sarga 2x2 3k, 6k e 12 k
Neste modelo da BMW, a fibra de carbono 6K, aplicada não resinada em sua superfície, tras luxo e um tom rústico ao console.
A BMW fabrica sua própria fibra de carbono, desta forma, mantém exclusividade em seus modelos.
A letra (k) faz referencia a quantidade de mil fios, portanto, um cabo de 3k é constituido por 3.000 filamentos de carbono. O cabo padrão de 3k tem normalmente 0,125’ milésimos de milimetro de largura, o que significa uma grande quantidade de fibra contida em um espaço pequeno.
Um cabo de 6k tem 6.000 filamentos de carbono, e um cabo de 12k tem 12.000 filamentos e assim por diante.
Os tecidos SARJA e PLANO, são os mais comuns de serem encontrados, conforme sua aplicaçao, aumenta a resistência dos materiais em que são construidos.
Comparativo:
Um metro (M²) quadrado de chapa, construida com de de fibra de carbono, já resinada, empregnada por resina e levada ao autoclave, com dimensões de 6 mm de espessura, teria um peso estimado de 9,5 kg aproximadamente.
Um metro (M²) quadrado de chapa de aço 1020 com 6,33mm de espessura pesa em média de 49,78kg.
Um metro (M²) quadrado de chapa de alumínio, pesa em média de 15,5kg.
Como vemos, a grandes vantagens em se trabalhar com a fibra de carbono em seus projetos, conte conosco para estas realizações.
Tipos de acabamentos
Satin ou acetinado
Este efeito é o acabamento fosco, da impressão de material lixado fino, dispenssando o polimento para o tom brilhoso.
A superfície limpa, apesar de fosca, emite um brilho.
Matte ou fosco
É o efeito totalmente fosco, sem brilho, mesmo limpa não emite nehum tipo de brilho.
Este efeito é mais usado quando forem ser feitas peças que depois levarão pinturas e acabamentos, pois sua minima porosidade ajuda na preparação de acabamentos e na pintura final.
Gloss ou brilhoso
Este efeito é o alto brilho, mesmo sem polimento emite brilho e se polido, faz reflexo contra o sol ou a noite com a luminosidade de lâmpadas ou da lua.
Este acabamento dispensa a pintura posterior.
As resinas usadas podem variar de seus fabricantes e fornecedores tais como a Dupont, Hustsman entre outros.
Cuidados na aplicação dos produtos a base de fibra de carbono.
Corrosão galvânica ou corrosão bimetálica
Processo eletroquímico que ocorre quando metais distintos entram em contato elétrico através de um mesmo eletrólito. Basicamente, um metal começa a corroer o outro.
Quando isso acontece, o metal mais nobre (polarizado catodicamente) começa a sofrer menos corrosão do que o normal.
Em contrapartida, o metal menos nobre (polarizado anodicamente) começa a sofrer corrosão de forma mais acelerada que o normal – principalmente na região de junção com o metal mais nobre.
Por conta disso, ao colocar ex:
Uma tubulação fibra de carbono em contato com aço, aluminio e outros compostos, devem ser adicionado flanges de aço inox, evitando o contato direto com outros materiais sucetiveis a corrosão galvanica.
A fibra de carbono destaca-se pela sua grande rigidez e a sua excelente resistência à tração, flexão e dureza. Outras características são a sua capacidade de conduzir eletricidade, a sua extraordinária resistência à fadiga, a sua excelente resistência a intempéries e seu baixíssimo coeficiente de expansão térmica, o que faz destas fibras a melhor opção para a fabricação de moldes para processos onde as peças compósitos são fabricados através curada em forno a altas temperaturas.